A umectação capilar é um tratamento feito à base de óleos vegetais e, além de nutrir, ajuda a recuperar os cabelos danificados e pontas duplas, principalmente, nos fios cacheados que sofrem com o ressecamento natural por conta do formato dos cachos.
O tratamento tem sido cada vez mais adotado por quem está sempre antenado nas novidades do universo da beleza e gosta de cuidar bem dos fios.
Apesar de parecer uma moda recente, a umectação é uma técnica milenar, utilizada pelas mulheres indianas há séculos. A ideia é usar óleos vegetais para hidratar os cabelos. Pode ser feita em qualquer tipo de cabelo com óleos como o de argan, de ricino, de uva, de jojoba e de coco.
Cabelos brilhantes e sem frizz. UMECTAÇÃO
A nutrição repõe a carga lipídica que faz parte da composição capilar e é necessária para a saúde dos fios.
Para que serve a umectação capilar?
Os fios crespos têm um formato em espiral e isso dificulta o caminho da oleosidade natural, produzida no couro cabeludo, por toda a extensão dos fios, até as pontas. Além disso, no dia a dia, acabamos expondo os cabelos a agentes que os desgastam, como o vento, a poluição, o calor, a umidade…
Por isso, toda a ajuda que você puder dar à natureza para manter os cabelos hidratados é bem-vinda. E é aí que entra a umectação, que tem um efeito de hidratação potente por ser feita com óleo. Mas atenção!
É preciso se certificar de que o produto escolhido é 100% vegetal, ou seja, extraído de plantas. Estas são as versões que contém as vitaminas e ácidos graxos que vão nutrir o fio e repor o brilho.
- Quem pode fazer umectação?
A umectação pode ser feita em qualquer cabelo, não há limitações quanto a isso. Todo e qualquer cabelo precisa repor a gordura boa dos fios e isso é feito através da nutrição (seja com óleo, manteiga ou alguma máscara de nutrição). Então mesmo se o seu cabelo for oleoso, você pode fazer a umectação sem nenhum problema.
- Devo fazer a umectação de quanto em quanto tempo?
O ideal é uma vez por semana ou uma vez a cada 15 dias. Evite o excesso, porque nada em excesso é bom. A umectação é ótima, mas só ela não vai dar ao seu cabelo tudo que ele precisa. Intercale com hidratações e reconstruções e você terá um resultado muito melhor.
Cabelos oleosos
As meninas que têm cabelos oleosos não precisam se preocupar, o procedimento, ao contrário do que vocês imaginam, vai ajudar a diminuir a oleosidade excessiva. Mas não esqueçam de sempre lavar com água fria ou no máximo morninha, pois a água quente estimula as glândulas sebáceas, e aí, já era.
Quais as vantagens da umectação?
Além de repor a gordura que ajuda a selar as cutículas e a manter a umidade e a hidratação dos fios, a grande vantagem da umectação é que ela é feita com produtos naturais, extraídos de plantas.
Isso significa que a técnica é uma ótima alternativa para quem tem pele e cabelos sensíveis ou para quem possui algum tipo de alergia. O óleo tem efeito potente e não costuma provocar reações como vermelhidão, coceira ou descamação.
0 comentários:
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentário em nosso Blog